Pular para o conteúdo principal

Sobrevivência no Mar

SOBREVIVÊNCIA NO MAR

Preparo da cabine para pouso no mar:

Informar tripulantes passageiros, com um aviso conciso e discreto, a fim de não provocar alarme;

Preparo do avião após a emergência ser declarada:

Manter a ordem na cabine;
Fazer os passageiros vestirem os coletes salva vidas e demonstrar o uso dos mesmos, auxiliando na sua colocação;
Colocar os encostos das poltronas na posição vertical;
Distribuir travesseiros, cobertores e instruir os passageiros a colocar na frente do rosto;
Demonstrar posição de impacto;
Todos os passageiros e tripulantes deverão saciar completamente sua sede antes do pouso.

Abandono do avião:

A tarefa mais crítica é o abandono do avião após o pouso, o sucesso desta operação depende entre vários outros fatores, do treinamento e preparo dos tripulantes, principalmente dos comissários. Saber a localização exata de todos os instrumentos de emergência (botes, coletes, sinalizadores...) também é um fator importante.
Não abrir portas ou janelas submersas;
Fixar cordas de lançamento dos botes à estrutura do avião antes do lançamento, para que não sejam levados pelo vento após inflado;
Não deixar os botes encostar em partes danificadas da aeronave;
A medida que os botes forem completando sua lotação, devem ser afastados do avião e amarrados uns aos outros;
O ideal é que todos saiam enxutos, diretamente do avião para o bote;
Durante a evacuação de emergência no mar, as saídas principais serão as janelas sobre as asas;
De forma nenhuma um tripulante deve saltar das janelas do cockpit e nadar até os botes;
Último a bandonar o avião, deverá ser um tripulante, após certificar-se que todos deixaram a aeronave, no entanto, tendo bom senso de preservar sua própria vida.


O maior perigo para os sobreviventes de um pouso forçado no mar é a ansiedade e o medo, porém um fator importante, aplicável a todos os ocupantes do botes é o DESEJO DE SOBREVIVER.

Depois da evacuação completa, desligar os botes do avião e afastar-se das aguas impregnadas de combustíveis;
Tentar localizar passageiros ou tripulantes desaparecidos;
Soltar as âncoras (ou birutas) afim de que os botes não sejam levados para muito longe;
Amara o toldo de proteção contra chuva e sol (lado azul coleta água e lado laranja protege e sinaliza);
Por em funcionamento o transmissor de emergência RADIO BEACON;
Manter o bote seco;
Os ocupantes do bote deverão manter seus coletes inflados e as crianças amarradas a um dos pais;

Cuidado com os botes:

Não forçar o conjunto ao atarraxar a bomba;
Não abrir a válvula de enchimento antes de atarraxar a bomba
Após o enchimento, fechar a válvula antes de desatarraxar a bomba;
Cuidado com objetos pontiagudos;
Em dias frios colocar mais ar nas câmaras;
Em dias quentes, esvaziar um pouco as câmaras;
Em mar agitado: Ninguém poderá ficar em pé ou na borda; aumentar o comprimento das cordas que ligam um bote a outro;

Sinalizações de emergência:

Espelho de sinalização (alcance de 10 milhas, requer um pouco de prática para utilização)
Sinalizadores pirotécnicos ou de fumaça (a fumaça deve ser usada durante o dia e o fogo durante a noite – mantenha os cartuchos secos e não desperdice)
Luzes de sinalização (lanternas elétricas ou as lâmpadas que existem nos coletes salva-vidas)

Apito


Transmissor de emergência (EMERGENCY RADIO BEACON): Solte a tela adesiva libertando a antena. A seguir, solte a extremidade livre da corda, existente no próprio corpo do rádio e fixe-a firmemente no bote. Coloque água e o mesmo passará a transmitir automaticamente sinais de SOS na frequência internacional de emergência 121,5 Mhs.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Resoluções de questões Bloco I

Pra quem está estudando para fixar o conteúdo, aconselho ler as respostas que seguem, e posteriormente escrever de uma por uma no caderno do sonho com o cuidado de internalizar cada informação, a ponto de que essa informação se torne um conhecimento natural e não um decoreba.  O Blog Céu de Brigadeiro sabe como é importante encontrar conteúdo de qualidade para estudar para a banca da Anac. Venho trazer pra vocês um acervo com mais de 400 respostas de questões que comumente caem na prova. 1. Para purificar a água encontrada na selva, a proporção de iodo é de 8 gotas para cada 1 litro de água e aguardar 30 minutos. 2. Numa sobrevivência na selva os sobreviventes poderão utilizar-se de brotos de algumas plantas para sua alimentação; com relação aos brotos de samambaia, após a primeira fervura, deve-se fervê-los por mais 40 minutos. 3. O procedimento de cheque pós despressurização é chamado: W.A.P. - Walk Around Procedure. 4. Os esc...

Sobrevivência no Gelo

Sobrevivência no Gelo As ações imediatas são idênticas as apresentadas no resumo de sobrevivência na selva. Existem 6 necessidades na sobrevivência, são elas: Proteção pessoal Alimentos Saúde Abrigo Sinalização Resistência Principais dificuldades: Vento de até 100 km/h; sensação térmica de até -87°C. Orientações Gerais: As extremidades (mãos, pés, nariz, orelhas, cabeça) mucosas e face devem ser muito bem protegidas. Lembrar que os grânulos de sílica-gel devem ser utilizados na finalidade anticongelante para o acionamento dos rádios  faróis de emergência  (BEACON) modelo Rescu 99. Roupa:  A roupa adequada sob condição extremamente fria é a primeira linha de defesa do sobrevivente. Mantenhas limpa; super aquecidas; use-as frouxas; mantenhas secas; evite exposição; mantenhas conservadas. Abrigos:  Não utilizar o interior da aeronave como abrigo, devido a sua temperatura também cair drasticamente, no entanto pode-se utilizar partes de...

Procedimentos de Segurança

A principal razão da existência do Comissário de Bordo é exatamente a de agir com  eficiência , rapidez, bom senso, conhecimento e decisão em uma possivel situação de emergência. Os comissários são os responsáveis direto pelo bem estar e segurança dos ocupantes de uma aeronave. --------------------------------------------------------------------------- Segurança: É tudo que se pode fazer para reduzir as possibilidades de risco, ou uma situação de emergência. Emergência: É toda situação que foge a normalidade, pondo em risco a segurança do avião. A emergência pode ser PRIMÁRIA: onde todos os procedimentos devem ser tomados imediatamente, e SECUNDÁRIA, onde há a suspeita de que pode ocorrer alguma anormalidade com a aeronave que ponha em risco a segurança de seus ocupantes. Toda emergência secundária pode evoluir para uma primária. Emergência preparada: quando há 10 minutos ou mais para preparar a cabine para o impacto. Emergênc...