O comissário de bordo é o profissional que faz o atendimento durante o voo orientando os passageiros sobre os procedimentos de segurança, servindo bebidas e alimentos durante o voo, assim como assessorando os pilotos de avião durante o voo. O profissional tem a função de dar tranquilidade e conforto para os passageiros durante todo o trajeto do voo que muitas vezes podem ser longos, principalmente em voos para o exterior.
A profissão de comissário de voo é uma profissão muito privilegiada já que os profissionais dessa classe tem a oportunidade de conhecer o mundo todo e ainda ganhar para isso. Porém assim como em toda profissão existem contras, como o fato de ficar longe de casa e da família.
Como ser comissário de bordo
Para quem sonha em ser comissário de bordo não é exigido Ensino Superior, mas é necessário fazer exames e treinamentos específicos em escola homologada pela ANAC (Agência Nacional de Aviação Civil).
Um ponto crucial para o profissional desse setor é que tem de gostar de pessoas e ser simpático, pois além de recepcionar muito bem, nessa área é necessário lidar com diversas situações, como com pessoas que tem medo de voar, que tem medo de altura e que acabam entrando em pânico antes ou durante o voo alterando seu comportamento, sendo que é necessário que o comissário de bordo tome as atitudes necessárias para tranquilizá-lo. Cursos na área de atendimento ao público podem fazer a diferença em processos de seleção para esse tipo de profissional.
Outro diferencial para o profissional da área é o conhecimento de idiomas, já que nos voos sempre é feita a leitura de procedimentos no idioma do país de origem da cia aérea e no idioma inglês que é o idioma universal.
Remuneração do comissário de bordo
O piso salarial do comissário de bordo acordado em convenção coletiva com o Sindicato Nacional dos Aeronautas (SNA) em 2015 é de R$ 1.936,00, porém em média um profissional desta área ganha salário na média de R$ 2.500,00. Além disso esse profissional costuma receber muitos outros benefícios da cia aérea, entre eles diárias, adicional noturno, periculosidade, horas de voo, horas de reserva e adicionais para voos de domingos e feriados.
Fonte: Vida de Turista
Comentários
Postar um comentário