Procedimentos de Segurança

A principal razão da existência do Comissário de Bordo é exatamente a de agir com eficiência, rapidez, bom senso, conhecimento e decisão em uma possivel situação de emergência.
Os comissários são os responsáveis direto pelo bem estar e segurança dos ocupantes de uma aeronave.
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Segurança: É tudo que se pode fazer para reduzir as possibilidades de risco, ou uma situação de emergência.

Emergência: É toda situação que foge a normalidade, pondo em risco a segurança do avião.

A emergência pode ser PRIMÁRIA: onde todos os procedimentos devem ser tomados imediatamente, e SECUNDÁRIA, onde há a suspeita de que pode ocorrer alguma anormalidade com a aeronave que ponha em risco a segurança de seus ocupantes.

Toda emergência secundária pode evoluir para uma primária.

Emergência preparada: quando há 10 minutos ou mais para preparar a cabine para o impacto.
Emergência Não preparada: Não há tempo para preparar a cabine.
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Equipamentos de Emergência:

Cintos de segurança:
Para passageiros: Retenção abdominal
Para comissários: Retenção tóraco - abdominal

Extintores de Incêndio portáteis: (Boeing 737-200)
Estão localizados de acordo com a configuração de cada aeronave, são do tipo: CO2, H2O ou Halon (Gás FREON)

Oxigênio Terapêutico: (Boeing 737-200)
Estão nos BINS para passageiros;
Tem a finalidade de atender ocupantes com insuficiência respiratória. Possui 2 válvulas (HI (vermelho)- para adultos e LOW (verde)- para crianças). São oronasais misturadoras, não podem ser usadas em caso de fumaça.

Pressão Normal 1600 a 1800 psi / Pressão minima 1500psi

Garrafas de Oxigênio com máscara Full-Face:
Especialmente para tripulantes em combate a fogo ou expostos a gases tóxicos.

Sistema Fixo de Oxigênio:
Existem um total de 2 sistemas, 1 para o cockpit e outro para a cabine de PAX's e CMS. As máscaras são oronasais misturadoras com um fluxo de O2 que dura 12 minutos, elas caem automaticamente quando a pressão da cabine chega a 14 mil pés, pode ser acionada eletricamente por um swtch no cockpit ou individualmente inserindo um objeto pontiagudo no orifício da tampa, e para acionar o fluxo de oxigênio basta  puxar a máscara.
Cada fileira de poltrona (PSU) possui uma máscara a mais que o numero de poltronas.

Óculos Contra Fumaça:
Possuem 3 óculos, encontram-se no cockpit junto a cada uma das poltronas, auxiliam o tripulante em ambiente com fumaça.

Machadinha:
Possui 1 localizada no cockpit é um equipamento auxiliar no combate a fogo.

Extensor de Cinto:
Utilizado para aumentar o cinto de segurança para passageiros obesos, pode também ser utilizado para fixar o cilindro de O2 quando for utilizar.

Cordas de Escape Rápido:
Localizadas sobre a janela dos pilotos, auxiliam a tripulação técnica em evacuação em terra.

Megafone:
Auxiliam em uma navegação e/ou evacuação e em caso de pane no PA.

Luvas de Amianto (Kalvar):
Localiza-se na cabine de comando, protege mão e parte dos braços e auxilia no combate a fogo.

Caixas de Sobrevivência:
Contém 2 bolsas, 1 de primeiros socorros e outra de sobrevivência (selva/mar).

Bolsas de Primeiros Socorros:
Contém 2 caixas, 1 vermelha (Caixa de Urgência Vermelha CUV) só pode ser manuseada por um médico, e 1 caixa branca que pode ser usada pelo comissário.

Lanternas:
Estão localizadas nas estações de CMS. São independentes do sistema de iluminação. Um LED dará indica continua da condição da bateria. Bateria estrá ok quando o LED piscar a cada 3 ou 4 segundos.

Tiras de Equilíbrio:
Ficam na cabine de passageiros nas janelas sobre as asas, funcionam como um corrimão em amerissagem.

Rádio Transmissor de Emergência:
Deve ser acionado imediatamente após a evacuação. Freqüência 121,5 Mhz (civil) e 243 Mhz (militar). Em água salgada a transmissão começa depois de 5 segundos e em água doce, após 5 minutos. A transmissão é feita durante 48 horas ininterruptas. 
Pode ser acionado manualmente por um tripulante ou automaticamente com m impacto (no caso de aviões) ou em contato com a áua (no caso de embarcações).

C.A.F. (Capuz Anti Fumaça):
É utilizado pelo tripulante em caso de fumaça ou gases tóxicos, protege os órgãos de visão e respiração e o tempo de utilização é de no máximo 15 minutos.

Botes de Salvamento:
Obrigatórios em vôos transoceânicos, vem junto com o kit de sobrevivência no mar.
Obs.: em dias quentes esvaziar o ar das câmaras e em dias frios completar o ar das câmaras.

Coletes Salva-Vidas:
Possuem luzes de localização com baterias ativas a água e que duram aprox. 8 horas.
São localizados abaixo de cada assento para auxiliar os PAX's em amerissagem (pouso no mar), no encosto da cabeça do assento para CMS e no cockpit para tripulantes.
O ajuste é nos ombros e cintura.

Assentos Flutuantes:
Presentes em todas as aeronaves, todos os assentos de PAX's são flutuantes e suportam de 80 a 100kg.

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Saídas de Emergência


Obs.: Em situação normal o lado esquerdo da aeronave destina-se ao embarque e desembarque de PAX's e tripulantes (é lado social), enquanto que o lado direito é destinado ao embarque e desembarque de material de comissaria (alimentos, bebidas...) e abastecimento (lado de serviço).

Obs. 2. Operação da Escada em situação normal:

Há uma escada que permite o embarque e desembarque de passageiros sem depender de equipamentos de solo. Está alojada num compartimento logo abaixo da  porta dianteira de entrada. Este compartimento tem uma porta sob pressão que abre automaticamente antes que a escada comece a operar.


O B 737-200 possui 10 saídas de emergência:

  • 2 portas do lado esquerdo;
  • 2 portas do lado direito;
  • 2 janelas do lado esquerdo sobre a asa na cabine de PAX's ;
  • 2 janelas do lado direito sobre a asa na cabine de PAX's;
  • 2 janelas na cabine de comando.

como mostra a figura acima.

Toda aeronave em que a porta distar 2 metros do chão, levando em consideração o trem de pouso, deverá ser equipada de slides (escorregadeiras).

São localizados na parte inferior das portas de entrada e de serviço. A pressão é de 2700 a 3000 psi (manômetro na faixa verde). 



Os slides podem ser:
  • Infláveis automáticos;
  • infláveis semi-automáticos;
  • infláveis;
  • não infláveis.
O tempo de evacuação padrão é de 90 segundos,  após esse tempo o risco de fogo e explosões aumenta muito. O coeficiente de evacuação é o número de ocupantes de uma aeronave que possa sair por uma saída operativa dentro de 90 segundos.

As saídas de emergência podem ser classificadas quanto ao coeficiente de evacuação que é:


Classe A - Slide inflável dupla: 10 a 100 PAX's saem em 90 segundos;

Tipo I - Slide inflável: 50 a 55 PAX's saem em 90 segundos;
Tipo II - Slide NÃO inflável: 30 a 40 PAX's saem em 90 segundos;
Tipo III - Janelas sobre a asa: 20 a 30 PAX's saem em 90 segundos.


Operação das Saídas de Emergência:


Slides:

Os slides não infláveis são usados conectando-se tirantes, as argolas junto as portas. Um dos tripulantes desce fazendo-o de corda e no solo segurar as alças formando um berço esticado, no tocante, durante a evacuação, outros, ao descerem podem ajudar segurando nas bordas do slide.

Para conectar os slides infláveis: após fechar a porta, antes da partida dos motores remove-se a barra do slide, em uma emergência, ao abrir totalmente a porta num movimento firme e contínuo com ele conectado, a inflação automática faz-se-a em 5 segundos. Em caso de pane no sistema de inflação automática, puxar com firmeza o comando de inflação manual, localizado a direita do slide. Caso o problema persista, deve-se descer primeiro 2 pessoas (CMS ou PAX's) segurar na ponta do slide embaixo e transformá-lo em uma escorregadeira simples.

  • Para desconectar: após o estacionamento e corte dos motores, antes da abertura da porta coloca-se a barra do slide.
  • Em caso de pouso no mar, os slides infláveis podem ser utilizados como equipamentos de flutuação.

Janelas:

O comando de abertura está localizado na parte superior da própria janela, (para se abrir por dentro, pegue o comando e puxe na sua direção, para se abrir por fora, pressione o retângulo) as cordas de apoio ficam evidentes quando se retira a janela. Essas cordas deverão ser conectadas em argolas situadas na parte superior da asa.
A sequencia correta para sair pela janela de emergência é:

Perna > cabeça > tronco > perna

As janelas da cabine de comando não abrem externamente.
A sequencia de saí é: Perna > cabeça > tronco > perna

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Sequência de autorização de Evacuação:

Comandante > Qualquer membro da tripulação técnica > Qualquer comissário quando for evidente a necessidade de evacuação da aeronave.

Casos de evacuação evidente:
- Alta concentração de fumaça na cabine; Saída da aeronave da pista com danos estruturais; Quebra do trem de pouso; Fogo seguido de explosão; pouso na água...

Em caso de evacuação, iniciá-la após a parada total da aeronave e com seus motores desligados.
Utilizar o maior número possível de saídas.
Dê ordens PRECISAS, OBJETIVAS E POSITIVAS;

Use sempre a mímica para o caso de possuir passageiros estrangeiros ou com deficiência auditiva.

Posição de Impacto:
PAX's - Cinto de segurança apertado, segurar os joelhos ou apoiar os braço na poltrona da frente.
CMS - Quando de frente para o nariz da aeronave: Cinto de segurança apertado; Queixo encostado no peito; braços cruzados ou sobre os joelhos.
Quando de costas para o nariz da aeronave: Cinto de segurança apertado; Cabeça encostada na poltrona; braços cruzados ou sobre os joelhos.
GESTANTES - Cinto de segurança no baixo ventre; mantas deverão ser utilizadas para elevar o assento da poltrona.
COLOS - Deverão ser envolvidos em mantas e colocados no chão encostados no anteparo das primeiras poltronas, na frente da mãe ou envolvidos pelos braços da mãe. NUNCA COLOQUE O COLO NO MESMO CINTO QUE A MÃE.

Luzes de Emergência:
Ficarão acesas por 10 minutos.  Onde houver luzes vermelhas ao longo do piso, está indicando o local exato da saída de emergência. As demais luzes brancas ou amarelas, indicarão o caminho.
Podem ser acionadas manual ou automaticamente.
As luzes externas estão localizadas junto a cada saída, iluminando os slides e a área central da aeronave.



Sistema de Comunicação com Passageiros (PA)
Há um microfone de mão com gatilho para os speechs e auto-falantes nos PSU's, lavatórios e em cada estação de CMS.

Para intercomunicação:
Telefone com switch (APERTE PARA FALAR) em cada estação de CMS.

Tripulação p/ Tripulação --> Luz Rosa (2 toques no PA)
PAX's do PSU p/ CMS --> Luz Azul (1 toque no PA)
PAX's do LSU p/ CMS --> Luz Ambar (1 toque no PA)

Sempre que se ouvir 3 toques no PA é alerta para emergência a bordo, o atendimento deve ser imediato.


Toaletes:
Possui detector de fumaça no teto.
Extintor fixo de halon abaixo da pia.
Há O2 fix e 2 máscaras para atender PAX e tripulante.
Porta corta-fogo.
O check pré voo deve verificar: água; porta corta-fogo; chamada de comissários; aluz verde do detector de fumação; placar indicativo de temperatura.

Pressurização:
A altitude-pressão da cabine é de 8.000 pés;

Despressurização:
Ocorre pela ruptura de uma porta ou janela, ou por um colapso no sistema. 
Pode ser lenta: pode evoluir em 10 seg.
Rápida: ocorre de 1 a 10 seg.
Explosiva: 1 seg.

Um alarme soará no cockpit quando a altitude da cabine atingir 10.000pés.

Quando a cabine atingir 14.000 pés as máscaras do sistema fixo de oxigênio cairão automaticamente.

Ocorre no interior da ACFT: neblina, cheiro de queimado e forte estrondo.
Ocorre no organismo: O ar sairá violentamente dos pulmões, dor nas articulações, dor no peito  e coceira na pele.

Os CMS são os primeiros a sofrerem os efeitos por estarem desenvolvendo atividade física.


Sequestro:
Avisar a cabine de comando (se o sequestro se iniciar na cabine de PAX's) com 3 toques no PA e pronunciando o código 7.500 quando for atendido.


Considerações Importantes:
Ocorrendo uma emergência, os objetos soltos na cabine devem ser colocados nos toaletes e travados. Já os objetos pessoais como, relógios, óculos, pulseiras, brincos, gravatas... devem ser colocados nos bolsões a frente das poltronas.

Durante o embarque observar bêbados, desesperados, gestantes, etc. Se comprometer a segurança, no caso dos bêbados, impedir o embarque.



Legenda:

PSU - Unidade de Serviço para Passageiros
LSU - Unidade de Serviço para WC
ASU - Unidade de Serviço para Comissário



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