Eu, Comissária...




Olá futuros comissários... vou contar um pouquinho da minha história pra vocês. Depois que fiz o curso de Comissária, muita gente veio me perguntar como é, como faz, aonde... enfim... espero sanar algumas dúvidas...

Me chamo Janykelly, tenho 25 anos e o lugar de onde eu venho não tem muito contato com a área da aviação, com isso, embora seja um sonho antigo me tornar Comissário de Bordo, sempre tive muita dificuldade em focar nesse objetivo, pela falta de oportunidade na minha cidade.

Pra quem quer seguir a carreira de comissário no Brasil precisa cumprir alguns requisitos básicos:

Ter mais que 18 anos;
Ensino Médio Completo;
Ser aprovado em curso homologado pela ANAC;
Ser aprovado em prova pela Banca da ANAC.

Em 2012 conheci a esposa de um primo que mostrou todo esse universo e eu me vi com um problema: "Onde eu vou achar esse curso pra fazer?". Ela já havia feito em Belém e me explicou o caminho das pedras...

Logo vi que teria que mudar de cidade por um tempo, foi aí que em 2015, arrumei minha malinha e fui pra Belém, que é a cidade mais próxima de Marabá com o curso de comissária que eu tanto desejava.

No curso eu me encontrei, nele estudamos técnicas de sobrevivência, a história e as leis que regem a aviação, primeiros socorros, meteorologia, navegação e é claro a parte mais esperada por todos a prática de sobrevivência na selva.

Até o fim do curso precisávamos realizar o CMA, que é uma bateria de exames feitos no Hospital da Aeronáutica no qual você precisa estar com a saúde em dias também, para só assim finalizar o curso. 

Ao final do curso, estando tudo Ok, você recebe um código da Anac com a autorização pra realizar a prova. Aí vem o teste Mor. Ser aprovado pela Banca da Anac.

Fiz minha prova em Belém e passei de primeira. Pronto!! sou comissária!? ainda não jovem gafanhoto...

Mas agora é perseverança, focar nos idiomas estrangeiros. Parar de estudar? Nunca! tem que estar se preparando sempre. ficar com o nível de alerta sempre alto para qualquer oportunidade que surgir.

Hoje eu terminei minha graduação em Licenciatura em química, estudo inglês e libras, e estou sempre estudando tudo o que vi durante o curso de comissário.

É uma área linda, sou apaixonada pela beleza e elegância, sem contar nas oportunidades de conhecer o mundo fazendo aquilo que gosta.

Ser comissário, como muitos julgam por aí, não é só servir lanches durante o voo e ficar desfilando pelos corredores, vai muito além, somos anjos protetores lá em cima... são os comissários os responsáveis por toda a segurança e bem estar de todos dentro da aeronave.

Espero ter ajudado alguém, qualquer dúvida deixa nos comentários, será um imenso prazer compartilhar com quem se interessa pela área.

Me envia sua história também, posso compartilhar ela no Blog pra ajudar outras pessoas.

Comentários

  1. Reconheci esse uniforme rsrsrsr Sou de Belem, e acabei de fazer o curso estou estudando pra passar na banca, to super ansiosa... Adorei seu blog bjuus

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. hahah que lindoooooo!!!!!!! Obrigad meu bem!!!!!!!!!! Boa Sorte!! com certeza vai tirar de letra a prova!!!

      Excluir

Postar um comentário