Pular para o conteúdo principal

Eu, Comissária...




Olá futuros comissários... vou contar um pouquinho da minha história pra vocês. Depois que fiz o curso de Comissária, muita gente veio me perguntar como é, como faz, aonde... enfim... espero sanar algumas dúvidas...

Me chamo Janykelly, tenho 25 anos e o lugar de onde eu venho não tem muito contato com a área da aviação, com isso, embora seja um sonho antigo me tornar Comissário de Bordo, sempre tive muita dificuldade em focar nesse objetivo, pela falta de oportunidade na minha cidade.

Pra quem quer seguir a carreira de comissário no Brasil precisa cumprir alguns requisitos básicos:

Ter mais que 18 anos;
Ensino Médio Completo;
Ser aprovado em curso homologado pela ANAC;
Ser aprovado em prova pela Banca da ANAC.

Em 2012 conheci a esposa de um primo que mostrou todo esse universo e eu me vi com um problema: "Onde eu vou achar esse curso pra fazer?". Ela já havia feito em Belém e me explicou o caminho das pedras...

Logo vi que teria que mudar de cidade por um tempo, foi aí que em 2015, arrumei minha malinha e fui pra Belém, que é a cidade mais próxima de Marabá com o curso de comissária que eu tanto desejava.

No curso eu me encontrei, nele estudamos técnicas de sobrevivência, a história e as leis que regem a aviação, primeiros socorros, meteorologia, navegação e é claro a parte mais esperada por todos a prática de sobrevivência na selva.

Até o fim do curso precisávamos realizar o CMA, que é uma bateria de exames feitos no Hospital da Aeronáutica no qual você precisa estar com a saúde em dias também, para só assim finalizar o curso. 

Ao final do curso, estando tudo Ok, você recebe um código da Anac com a autorização pra realizar a prova. Aí vem o teste Mor. Ser aprovado pela Banca da Anac.

Fiz minha prova em Belém e passei de primeira. Pronto!! sou comissária!? ainda não jovem gafanhoto...

Mas agora é perseverança, focar nos idiomas estrangeiros. Parar de estudar? Nunca! tem que estar se preparando sempre. ficar com o nível de alerta sempre alto para qualquer oportunidade que surgir.

Hoje eu terminei minha graduação em Licenciatura em química, estudo inglês e libras, e estou sempre estudando tudo o que vi durante o curso de comissário.

É uma área linda, sou apaixonada pela beleza e elegância, sem contar nas oportunidades de conhecer o mundo fazendo aquilo que gosta.

Ser comissário, como muitos julgam por aí, não é só servir lanches durante o voo e ficar desfilando pelos corredores, vai muito além, somos anjos protetores lá em cima... são os comissários os responsáveis por toda a segurança e bem estar de todos dentro da aeronave.

Espero ter ajudado alguém, qualquer dúvida deixa nos comentários, será um imenso prazer compartilhar com quem se interessa pela área.

Me envia sua história também, posso compartilhar ela no Blog pra ajudar outras pessoas.

Comentários

  1. Reconheci esse uniforme rsrsrsr Sou de Belem, e acabei de fazer o curso estou estudando pra passar na banca, to super ansiosa... Adorei seu blog bjuus

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. hahah que lindoooooo!!!!!!! Obrigad meu bem!!!!!!!!!! Boa Sorte!! com certeza vai tirar de letra a prova!!!

      Excluir

Postar um comentário

Postagens mais visitadas deste blog

Resoluções de questões Bloco I

Pra quem está estudando para fixar o conteúdo, aconselho ler as respostas que seguem, e posteriormente escrever de uma por uma no caderno do sonho com o cuidado de internalizar cada informação, a ponto de que essa informação se torne um conhecimento natural e não um decoreba.  O Blog Céu de Brigadeiro sabe como é importante encontrar conteúdo de qualidade para estudar para a banca da Anac. Venho trazer pra vocês um acervo com mais de 400 respostas de questões que comumente caem na prova. 1. Para purificar a água encontrada na selva, a proporção de iodo é de 8 gotas para cada 1 litro de água e aguardar 30 minutos. 2. Numa sobrevivência na selva os sobreviventes poderão utilizar-se de brotos de algumas plantas para sua alimentação; com relação aos brotos de samambaia, após a primeira fervura, deve-se fervê-los por mais 40 minutos. 3. O procedimento de cheque pós despressurização é chamado: W.A.P. - Walk Around Procedure. 4. Os esc...

Sobrevivência no Gelo

Sobrevivência no Gelo As ações imediatas são idênticas as apresentadas no resumo de sobrevivência na selva. Existem 6 necessidades na sobrevivência, são elas: Proteção pessoal Alimentos Saúde Abrigo Sinalização Resistência Principais dificuldades: Vento de até 100 km/h; sensação térmica de até -87°C. Orientações Gerais: As extremidades (mãos, pés, nariz, orelhas, cabeça) mucosas e face devem ser muito bem protegidas. Lembrar que os grânulos de sílica-gel devem ser utilizados na finalidade anticongelante para o acionamento dos rádios  faróis de emergência  (BEACON) modelo Rescu 99. Roupa:  A roupa adequada sob condição extremamente fria é a primeira linha de defesa do sobrevivente. Mantenhas limpa; super aquecidas; use-as frouxas; mantenhas secas; evite exposição; mantenhas conservadas. Abrigos:  Não utilizar o interior da aeronave como abrigo, devido a sua temperatura também cair drasticamente, no entanto pode-se utilizar partes de...

Procedimentos de Segurança

A principal razão da existência do Comissário de Bordo é exatamente a de agir com  eficiência , rapidez, bom senso, conhecimento e decisão em uma possivel situação de emergência. Os comissários são os responsáveis direto pelo bem estar e segurança dos ocupantes de uma aeronave. --------------------------------------------------------------------------- Segurança: É tudo que se pode fazer para reduzir as possibilidades de risco, ou uma situação de emergência. Emergência: É toda situação que foge a normalidade, pondo em risco a segurança do avião. A emergência pode ser PRIMÁRIA: onde todos os procedimentos devem ser tomados imediatamente, e SECUNDÁRIA, onde há a suspeita de que pode ocorrer alguma anormalidade com a aeronave que ponha em risco a segurança de seus ocupantes. Toda emergência secundária pode evoluir para uma primária. Emergência preparada: quando há 10 minutos ou mais para preparar a cabine para o impacto. Emergênc...