SOBREVIVÊNCIA NA SELVA
- Tudo que anda, nada, rasteja e voa é uma possível fonte de alimento;
- A fome sobrepuja a repugnância;
- Necessidades básicas do individuo: comer, beber, dormir, etc.
Após um pouso de emergência várias ações deverão ser
executadas imediatamente e simultaneamente, o tripulante deve sempre manter a
cabeça no lugar, tentar controlar o desespero e usar sempre do bom senso.
Ações imediatas
Ações imediatas
·
Evacuar e afastar-se da aeronave, levando
consigo matérias de sinalização e de primeiros socorros;
·
Acionar os rádios de emergência (Frequências:
121,5Mhz ou 243,00 Mhz);
·
Socorrer os feridos (sem descuidar da própria
integridade).
Um tripulante responsável deverá assumir o comando e
distribuir as tarefas.
Deve-se manter afastado da ACFT cerca de 100m e não retornar
a mesma antes de no mínimo 8horas (tempo necessário para resfriamento dos
motores e evaporação do combustível que tenha sido derramado).
Após esse tempo, retornar a ACFT e verificar o rádio e sua
bateria, recolher todo o combustível que tenha sobrado e todo material que
possa ser aproveitado.
Procurar pela vizinhança fonte de água e alimento,
providenciar abrigo e fogueira.
Dê inicio a um diário para se registrar datas e detalhes de
todo o acontecimento não esquecendo de anotar as prováveis causas do acidente,
as condições do tempo reinante, nomes dos sobreviventes e quantidades de
materiais e alimentos que possuem.
Procure se proteger de insetos transmissores de doenças
(maior perigo na selva)
Mantenha o grupo próximo ao local do sinistro, será o
primeiro lugar onde a equipe de socorro vai procurar. Só abandone o local caso
tenha certeza de onde se encontra e
que encontrará socorro a pouca distância, caso decida viajar deixe em fácil
localização um mapa ou anotações da rota que deseja seguir e de forma alguma
mude a direção, se o salvamento encontrar suas anotações terá como ir atrás e localizá-lo.
As provisões de água e comida devem ser divididas em 3
partes.
Nas primeiras 24
horas ninguém bebe e ninguém come, jejum
obrigatório para todos, com exceção dos feridos, idosos e crianças.
1.1.2.
Sinalizadores
Instrumentos encontrados na aeronave:
Rádio de Emergência: Sintoniza na freqüência 121,5 ou
243,0Mhz
Baquelite ou Metálico: Cartuchos capazes de produzir fumaça
de dia e fogo pirotécnico durante a noite. Deve ser posicionado a 45° acima do
horizonte sempre a favor do vento.
Com exceção do radio
de emergência, todos os instrumentos de sinalização devem ser reservados para o
momento em que haja o surgimento de um avião ou na iminência de socorro.
Espelho de sinalização: Tem alcance de dez milhas, é
recomendado que os sobreviventes exercitem seu uso para que estejam preparados
logo que surja um avião.
Sinalização com recursos naturais:
Fumaça Branca: Usada para a noite, é feita com a queima de
folhagem verde.
Fumaça Preta: Usada durante o dia, pode ser conseguida com a
queima de borracha (pneus ou outro material retirado da ACFT).
Métodos alternativos:
Modificação da paisagem, para que o ponto fique em
evidência.
Bandeira com cor chamativa posta no topo de árvores;
Quadro
de sinais Naturais Terra-Ar
1.1.3.
Obtenção
de água
Nas primeiras 24h jejum obrigatório de água e comida para todos com
exceção de idosos, crianças e feridos mais graves.
Onde encontrar água:
Águas paradas e semiparadas como
lagos, pântanos, lagoas... e deve ser feita purificação da mesma;
Água da chuva e orvalho, quando
colhidas diretamente em recipiente limpos não necessitam de purificação;
Partes baixas de terrenos;
Vegetais como: Cipód’água (casca
lenhosa, grossa e marron), bambus (água estará nos gomos), coco (te água em seu
interior), buriti (se não houver igarapé próximo, deve-se cavar junto ao mesmo),
embaúba (junto de suas raízes ou dentro de seus gomos) e caraguatás ou gravatás
(parente do abacaxi).
Seguindo trilhas de animais ou montando um destilador solar:
Destilador Solar-->
METODOS DE PURIFICAÇÃO DA ÁGUA:
Fervura de 5 minutos e no mínimo
de 1min.
Adicionar iodo (8 gotas para cada 1 Litro de água e aguardar
30 minutos)
Adicionar Clorin (1 comprimido
para cada 1 litro de água)
Filtrar com um coador improvisado
ou criando barreiras de pedra, areia, carvão e algodão.
1.1.4.
Alimento
Divida as provisões que dispões em
3 partes;
Se ficar decido que parte do grupo
permaneça junto a aeronave, a parte que sai em busca de socorro deverá levar o
dobro de alimento que aquele que vai permanecer no local;
Evitar o consumo de alimentos
farinhos casa haja racionamento de água;
A sua quota de energia será
assegurada caso alimente-se com carboidratos (de origem vegetal), proteínas
(origem animal, carne, peixe, leite...) e gorduras (vegetais e animais –
azeites, óleos, amendoins, manteiga e banha...)
Alimentos silvestres:
Vegetal desconhecido que se encaixe na regra CAL – Cabeludo Amargo e
Leitoso não devem ser ingeridos!
Alimentos amidoados devem ser
cozidos.
Caça:
Caça de ESPERA, Abatimento e
esfolamento, não despreze passarinhos e ninhos, prepare armadinlhas, laços e
mundéus.
Vem uma espeingarda chumo com um
alcance de 15 m no equipamento de sobrevivência da aeronave.
Para caçar aproxime-se o mais que possível
da caça antes de atirar;
A melhor posição para um tiro
firme é a deita de bruços;
Pesca:
O equipamento de sobrevivência vem
com anzol e linha para a pesca e como isca use insetos, mariscos, minhocas ou
carne;
Construa armadinhas com forma de
barreiras ou de gaiolas; a mais comum é o curral de peixe;
O peixes mais perigosos são:
Candiru, Piranha, baiacu, Poraquê.
1.1.5.
Abrigo
A própria aeronave pode ser
utilizada como abrigo se estiver em condições, deve-se vedá-la cobrindo as
aberturas com tecidos e folhas para impedir a entrada de insetos.
- Abrigos provisórios
Rabo
de jacú – Geralmente para uma noite
Tipo A –
Abrigo mais confortável para permanecer por mais tempo
Utiliza-se galhos e folhas de palmeiras para a montagem deles.
Utiliza-se galhos e folhas de palmeiras para a montagem deles.
É preciso também montar uma cama improvisada com folhas
(tarimba) principalmente para melhor acomodação dos feridos.
Não construa abrigos
debaixo de grandes árvores, coqueiros ou árvores com galhos secos.
Deve-se abrir uma
fossa para que o acampamento deposite o lixo e outra para dejetos, ambas com
distancia razoável do acampamento e de fontes de água.
1.1.6.
Obtenção
de Fogo
É conveniente fazer uma limpeza da área onde será feito o
fogo;
Providencia-se iscas (amontoada de folhas secas, papéis,
palhas ou gravetos finos de cascas de árvores) e ao colocar fogo nelas
adiciona-se lentamente galhos mais grossos de maneira que seja gradativo ao
tamanho, primeiro os mais finos e os mais grossos a medida que o fogo ficar
mais firme.
Ascende-se a isca com esqueiros, fósforo ou podem ser usadas
lentes , pedra-dura, pilhas ou baterias, atrito, pólvora, arco e pau entre
outros meios alternativos.
Os fogões podem ser do tipo de Espeto, de assar, fogão de moquém
ou fogão de fosso.
1.1.7.
Orientação
sem Bússola:
A orientação pode ser feita utilizando-se da posição do sol;
Pelos ponteiros do relógio;
Analisando a posição da sombra durante o dia.
Calcular a distancia percorrida:
Designa-se um elemento como HOMEM PASSO para contar os
passos percorridos e transformar esses em metros. O calculo é a média de passos
“P”utilizados para percorrer 100 metros somado a P/3, dessa forma se tem idéia da
quilometragem percorrida.
1.1.8.
Caminhada
na selva
Só abandone a aeronave se tiver certeza de que sabe onde
está;
Deixe junto da aeronave uma nota indicando o caminho que
pretende seguir;
Caminhe por 3 horas e descanse por 1 hora;
Ao se encontrar perdido na selva siga a regra ESAON:
Estacione; Sente-se; Alimente-se; Oriente-se; Navegue.
Leve de necessário o suficiente, não se sobrecarregue com
peso desnecessário;
Providencie proteção para os pés;
A marcha deve começar pela manhã e ser encerrada as 15horas;
Caminhe mantendo uma distancia de meio metro de cada
componente do grupo;
Ao sentar para descansar tente indicar a direção para qual
estão seguindo;
Localize pontos de apoio visual, nas árvores tire lascas na
altura da cabeça de um homem no lado oposto ao que se está seguindo, para que
possa ver ao tomar o caminho de volta.
Mantenha a equipe
sempre em harmonia, entrosada e entusiasmada para o mesmo objetivo;
Não censure ninguém
em público, seja cordial.
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