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Sobrevivência na Selva


SOBREVIVÊNCIA NA SELVA


  • Tudo que anda, nada, rasteja e voa é uma possível fonte de alimento;
  • A fome sobrepuja a repugnância;
  • Necessidades básicas do individuo: comer, beber, dormir, etc.

Após um pouso de emergência várias ações deverão ser executadas imediatamente e simultaneamente, o tripulante deve sempre manter a cabeça no lugar, tentar controlar o desespero e usar sempre do bom senso.

Ações imediatas








·         Evacuar e afastar-se da aeronave, levando consigo matérias de sinalização e de primeiros socorros;
·         Acionar os rádios de emergência (Frequências: 121,5Mhz ou 243,00 Mhz);
·         Socorrer os feridos (sem descuidar da própria integridade).
Um tripulante responsável deverá assumir o comando e distribuir as tarefas.
Deve-se manter afastado da ACFT cerca de 100m e não retornar a mesma antes de no mínimo 8horas (tempo necessário para resfriamento dos motores e evaporação do combustível que tenha sido derramado).
Após esse tempo, retornar a ACFT e verificar o rádio e sua bateria, recolher todo o combustível que tenha sobrado e todo material que possa ser aproveitado.
Procurar pela vizinhança fonte de água e alimento, providenciar abrigo e fogueira.
Dê inicio a um diário para se registrar datas e detalhes de todo o acontecimento não esquecendo de anotar as prováveis causas do acidente, as condições do tempo reinante, nomes dos sobreviventes e quantidades de materiais e alimentos que possuem.
Procure se proteger de insetos transmissores de doenças (maior perigo na selva)
Mantenha o grupo próximo ao local do sinistro, será o primeiro lugar onde a equipe de socorro vai procurar. Só abandone o local caso tenha certeza de onde se encontra e que encontrará socorro a pouca distância, caso decida viajar deixe em fácil localização um mapa ou anotações da rota que deseja seguir e de forma alguma mude a direção, se o salvamento encontrar suas anotações terá como ir atrás e localizá-lo.
As provisões de água e comida devem ser divididas em 3 partes.
Nas primeiras 24 horas ninguém bebe e ninguém come,  jejum obrigatório para todos, com exceção dos feridos, idosos e crianças.

1.1.2.         Sinalizadores

Instrumentos encontrados na aeronave:
Rádio de Emergência: Sintoniza na freqüência 121,5 ou 243,0Mhz
Baquelite ou Metálico: Cartuchos capazes de produzir fumaça de dia e fogo pirotécnico durante a noite. Deve ser posicionado a 45° acima do horizonte sempre a favor do vento.
Com exceção do radio de emergência, todos os instrumentos de sinalização devem ser reservados para o momento em que haja o surgimento de um avião ou na iminência de socorro.
Espelho de sinalização: Tem alcance de dez milhas, é recomendado que os sobreviventes exercitem seu uso para que estejam preparados logo que surja um avião.
Sinalização com recursos naturais:
Fumaça Branca: Usada para a noite, é feita com a queima de folhagem verde.
Fumaça Preta: Usada durante o dia, pode ser conseguida com a queima de borracha (pneus ou outro material retirado da ACFT).
Métodos alternativos:
Modificação da paisagem, para que o ponto fique em evidência.
Bandeira com cor chamativa posta no topo de árvores;





Quadro de sinais Naturais Terra-Ar



                                                            














       

1.1.3.        Obtenção de água

Nas primeiras 24h jejum obrigatório de água e comida para todos com exceção de idosos, crianças e feridos mais graves.
Onde encontrar água:
Águas paradas e semiparadas como lagos, pântanos, lagoas... e deve ser feita purificação da mesma;
Água da chuva e orvalho, quando colhidas diretamente em recipiente limpos não necessitam de purificação;
Partes baixas de terrenos;
Vegetais como: Cipód’água (casca lenhosa, grossa e marron), bambus (água estará nos gomos), coco (te água em seu interior), buriti (se não houver igarapé próximo, deve-se cavar junto ao mesmo), embaúba (junto de suas raízes ou dentro de seus gomos) e caraguatás ou gravatás (parente do abacaxi).
Seguindo trilhas de animais ou montando um destilador solar:



Destilador Solar-->


METODOS DE PURIFICAÇÃO DA ÁGUA:
Fervura de 5 minutos e no mínimo de 1min.
Adicionar iodo (8 gotas para cada 1 Litro de água e aguardar 30 minutos)
Adicionar Clorin (1 comprimido para cada 1 litro de água)
Filtrar com um coador improvisado ou criando barreiras de pedra, areia, carvão e algodão.

1.1.4.        Alimento

Divida as provisões que dispões em 3 partes;
Se ficar decido que parte do grupo permaneça junto a aeronave, a parte que sai em busca de socorro deverá levar o dobro de alimento que aquele que vai permanecer no local;
Evitar o consumo de alimentos farinhos casa haja racionamento de água;
A sua quota de energia será assegurada caso alimente-se com carboidratos (de origem vegetal), proteínas (origem animal, carne, peixe, leite...) e gorduras (vegetais e animais – azeites, óleos, amendoins, manteiga e banha...)

Alimentos silvestres:

Vegetal desconhecido que se encaixe na regra CAL – Cabeludo Amargo e Leitoso não devem ser ingeridos!
Alimentos amidoados devem ser cozidos.

Caça:
Caça de ESPERA, Abatimento e esfolamento, não despreze passarinhos e ninhos, prepare armadinlhas, laços e mundéus.
Vem uma espeingarda chumo com um alcance de 15 m no equipamento de sobrevivência da aeronave.
Para caçar aproxime-se o mais que possível da caça antes de atirar;
A melhor posição para um tiro firme é a deita de bruços;

Pesca:
O equipamento de sobrevivência vem com anzol e linha para a pesca e como isca use insetos, mariscos, minhocas ou carne;
Construa armadinhas com forma de barreiras ou de gaiolas; a mais comum é o curral de peixe;
O peixes mais perigosos são: Candiru, Piranha, baiacu, Poraquê.

1.1.5.        Abrigo

A própria aeronave pode ser utilizada como abrigo se estiver em condições, deve-se vedá-la cobrindo as aberturas com tecidos e folhas para impedir a entrada de insetos.
- Abrigos provisórios



Rabo de jacú – Geralmente para uma noite






                                                                  








Tipo A – Abrigo mais confortável para permanecer por mais tempo



Utiliza-se galhos e folhas de palmeiras para a montagem deles.
É preciso também montar uma cama improvisada com folhas (tarimba) principalmente para melhor acomodação dos feridos.
Não construa abrigos debaixo de grandes árvores, coqueiros ou árvores com galhos secos.
Deve-se abrir uma fossa para que o acampamento deposite o lixo e outra para dejetos, ambas com distancia razoável do acampamento e de fontes de água.

1.1.6.        Obtenção de Fogo
É conveniente fazer uma limpeza da área onde será feito o fogo;
Providencia-se iscas (amontoada de folhas secas, papéis, palhas ou gravetos finos de cascas de árvores) e ao colocar fogo nelas adiciona-se lentamente galhos mais grossos de maneira que seja gradativo ao tamanho, primeiro os mais finos e os mais grossos a medida que o fogo ficar mais firme.
Ascende-se a isca com esqueiros, fósforo ou podem ser usadas lentes , pedra-dura, pilhas ou baterias, atrito, pólvora, arco e pau entre outros meios alternativos.
Os fogões podem ser do tipo de Espeto, de assar, fogão de moquém ou fogão de fosso.

1.1.7.        Orientação sem Bússola:
A orientação pode ser feita utilizando-se da posição do sol;
Pelos ponteiros do relógio;
Analisando a posição da sombra durante o dia.
Calcular a distancia percorrida:
Designa-se um elemento como HOMEM PASSO para contar os passos percorridos e transformar esses em metros. O calculo é a média de passos “P”utilizados para percorrer 100 metros somado a P/3, dessa forma se tem idéia da quilometragem percorrida.

1.1.8.        Caminhada na selva
Só abandone a aeronave se tiver certeza de que sabe onde está;
Deixe junto da aeronave uma nota indicando o caminho que pretende seguir;
Caminhe por 3 horas e descanse por 1 hora;
Ao se encontrar perdido na selva siga a regra ESAON: Estacione; Sente-se; Alimente-se; Oriente-se; Navegue.
Leve de necessário o suficiente, não se sobrecarregue com peso desnecessário;
Providencie proteção para os pés;
A marcha deve começar pela manhã e ser encerrada as 15horas;
Caminhe mantendo uma distancia de meio metro de cada componente do grupo;
Ao sentar para descansar tente indicar a direção para qual estão seguindo;
Localize pontos de apoio visual, nas árvores tire lascas na altura da cabeça de um homem no lado oposto ao que se está seguindo, para que possa ver ao tomar o caminho de volta.


Mantenha a equipe sempre em harmonia, entrosada e entusiasmada para o mesmo objetivo;
Não censure ninguém em público, seja cordial.



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