Pular para o conteúdo principal

MUDANÇA NA OBRIGATORIEDADE DO CURSO TEÓRICO PARA COMISSÁRIO DE VOO


Sobre a questão de se vai ser ou não obrigatório certificado emitido por escola omologada pela ANAC para se trabalhar na área de comissário de voo. Segue abaixo a nota de esclarecimento emitida pela ANAC. 

"Informações inverídicas sobre a consulta pública do Regulamento Brasileiro da Aviação Civil (RBAC) nº 63, que trata de regras para mecânicos de voo e comissários de voo, vêm sendo divulgadas nas redes sociais nos últimos dias.

Para evitar desinformação, a ANAC esclarece que, no projeto em questão, não se propõe qualquer alteração nos contratos de trabalho das categorias, que continuam sendo regidos pela Lei do Aeronauta.

Entre as alterações propostas, está a retirada da obrigatoriedade de curso teórico sob o RBAC nº 141 para a formação de comissários de voo, a exemplo do que já acontece para a formação de pilotos privados. Os futuros comissários poderão, assim, escolher entre fazer um curso teórico em uma escola de aviação civil ou estudar por conta própria antes de realizarem os treinamentos iniciais em uma empresa aérea – que continuam tendo que ser realizados sob um programa de treinamento aprovado pela ANAC.

Essa medida tende a diminuir a barreira atualmente existente à entrada de futuros comissários, que, por vezes, encontram dificuldades financeiras ou incompatibilidade de tempo disponível para se matricularem e frequentarem os cursos regulares oferecidos pelo mercado.

A Agência reforça o compromisso com a transparência no processo normativo e de trazer as melhores práticas do setor aos seus regulamentos.

Consulta púbica

Para contribuir com a alteração do RBAC nº 63, a ANAC reforça o convite a todos os interessados a conhecerem a minuta de proposta e enviarem suas manifestações até o dia até o dia 18 de junho de 2020. "

Acesse a consulta pública nº 8/2020, proposta de edição do Regulamento Brasileiro da Aviação Civil (RBAC nº 63), intitulado "Licenças e habilitações para mecânicos de voo e comissários de voo", no endereço eletrônico: https://www.anac.gov.br/participacao-social/consultas-publicas/consultas-publicas-em-andamento/consulta-publica


Fonte: ANAC

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Resoluções de questões Bloco I

Pra quem está estudando para fixar o conteúdo, aconselho ler as respostas que seguem, e posteriormente escrever de uma por uma no caderno do sonho com o cuidado de internalizar cada informação, a ponto de que essa informação se torne um conhecimento natural e não um decoreba.  O Blog Céu de Brigadeiro sabe como é importante encontrar conteúdo de qualidade para estudar para a banca da Anac. Venho trazer pra vocês um acervo com mais de 400 respostas de questões que comumente caem na prova. 1. Para purificar a água encontrada na selva, a proporção de iodo é de 8 gotas para cada 1 litro de água e aguardar 30 minutos. 2. Numa sobrevivência na selva os sobreviventes poderão utilizar-se de brotos de algumas plantas para sua alimentação; com relação aos brotos de samambaia, após a primeira fervura, deve-se fervê-los por mais 40 minutos. 3. O procedimento de cheque pós despressurização é chamado: W.A.P. - Walk Around Procedure. 4. Os esc...

Sobrevivência no Gelo

Sobrevivência no Gelo As ações imediatas são idênticas as apresentadas no resumo de sobrevivência na selva. Existem 6 necessidades na sobrevivência, são elas: Proteção pessoal Alimentos Saúde Abrigo Sinalização Resistência Principais dificuldades: Vento de até 100 km/h; sensação térmica de até -87°C. Orientações Gerais: As extremidades (mãos, pés, nariz, orelhas, cabeça) mucosas e face devem ser muito bem protegidas. Lembrar que os grânulos de sílica-gel devem ser utilizados na finalidade anticongelante para o acionamento dos rádios  faróis de emergência  (BEACON) modelo Rescu 99. Roupa:  A roupa adequada sob condição extremamente fria é a primeira linha de defesa do sobrevivente. Mantenhas limpa; super aquecidas; use-as frouxas; mantenhas secas; evite exposição; mantenhas conservadas. Abrigos:  Não utilizar o interior da aeronave como abrigo, devido a sua temperatura também cair drasticamente, no entanto pode-se utilizar partes de...

Procedimentos de Segurança

A principal razão da existência do Comissário de Bordo é exatamente a de agir com  eficiência , rapidez, bom senso, conhecimento e decisão em uma possivel situação de emergência. Os comissários são os responsáveis direto pelo bem estar e segurança dos ocupantes de uma aeronave. --------------------------------------------------------------------------- Segurança: É tudo que se pode fazer para reduzir as possibilidades de risco, ou uma situação de emergência. Emergência: É toda situação que foge a normalidade, pondo em risco a segurança do avião. A emergência pode ser PRIMÁRIA: onde todos os procedimentos devem ser tomados imediatamente, e SECUNDÁRIA, onde há a suspeita de que pode ocorrer alguma anormalidade com a aeronave que ponha em risco a segurança de seus ocupantes. Toda emergência secundária pode evoluir para uma primária. Emergência preparada: quando há 10 minutos ou mais para preparar a cabine para o impacto. Emergênc...