A partir de determinado ponto geográfico se pode obter sua posição no globo terrestre (o que fundamental para que as equipes de regate por exemplo). Para tanto é necessário o estudo dos fusos horários e os pontos mais significativos para navegação tais como: tempo, distância, posição e orientação.
Orientação
Pontos Cardeais: quando nos guiamos na direção dos meridianos pólo norte (N 360º) ou pólo sul (S 180º) e ou paralelos para o oeste (W 270º) ou para o leste (E 90º).
Pontos Colaterais: nordeste (NE 45º), sudeste (SE 135º), Sudoeste (SW 225º) e Noroeste (NW 315º).
Subcolaterais: intersecção dos pontos cardeais e colaterais
Esses pontos formam a Rosa dos Ventos, onde o sentido horário é da esquerda para a direita. O sol como meio de Orientação: Ao estendermos nosso braço direito para o lado em que nasce o sol, teremos a frente o N, à direita o E, as costas o S e a esquerda o W.
Tipos de Navegação
Visual, Praticagem ou por Contato: Consiste em determinar a posição e orientação de uma aeronave por intermédio de referências visíveis na superfície terrestre, tais como: cidades, rios, estradas, pontes, etc. O instrumento são os olhos.
Estimada: Determina-se através de uma última posição conhecida através da associação de vários instrumentos como os Olhos, a Bússola, o Relógio e o Velocímetro, sendo assim o principal tipo de navegação utilizada.
Rádio (Radio Goniometria): Piloto se orienta unicamente pelas ondas de rádio, calculadas manualmente.
Eletrônica: O Computador interpreta as ondas de rádio, neste caso o piloto fica apenas observando se o computador esta calculando corretamente.
Celestial ou Astronômica: Neste processo é fundamental o conhecimento profundo de astronomia, utilizando equipamentos tal como o sestante, observando a posição de 54 estrelas na Abóboda Celeste “céu”, onde a noite se guia pelas constelações e durante o dia pelo Sol.
Satélite: Posição obtida através de sinais recebidos por 24 satélites ao redor da terra, sendo um exemplo o equipamento chamado GPS.
Em toda navegação aérea, temos que ter: o ponto de partida, o destino e a alternativa (especificado no plano de vôo). Para tanto temos que ter condições de determinar a todo instante, dois elementos fundamentais, a saber:
Localização – para verificarmos se a trajetória, até então desenvolvida, foi satisfatória.
Orientação – para darmos continuidade, desenvolver ou alterar a trajetória.
Determinada a localização e a orientação, é preciso saber nossa:
Posição – está relacionada ao trajeto previsto, significa questionar-se: de onde vim, onde estou, para onde vou.
Direção – é o rumo seguido até então e para onde seguir.
Distância – é o espaço percorrido ou a percorrer.
Tempo – período gasto ou a gastar, é calculado dividindo a distância pela velocidade.
Unidades de medida de distância
Distância: É a medida do espaço compreendido entre dois pontos considerados. Em navegação aérea é sempre medida em linha reta entre pontos.
Altura: é a medida do espaço entre um ponto no espaço (céu) e o um plano de referência no sentido vertical (solo).
Altitude: é a medida do espaço entre o ponto no espaço e o nível médio do mar (NMM).
Elevação: idem a altitude, só que deve-se considerar o espaço entre um plano e o NMM.
Para medir distâncias na vertical (altitudes, alturas e elevações) utilizamos pé (ft) ou metro. Onde:
1000 FT = 304,8 m
1NM = 1,852 Km
1NM = 1.852 m
1 ST(MT) = 1,609 Km
1 ST(MT) = 1.609 m
1º = 60 NM
1Km = 1000 m
Legenda: NM = Milhas Náuticas; ST = MT Milhas Terrestres; FT = Pés; m = Metros.
Unidades de medida de velocidade
1 NM/H – 1 KT
1MPH – 1 ST(MT)/H
10 NM/H – 10 KT
10MPH - 10 ST(MT)/H
100 NM/H – 100 KT
100MPH – 100 ST(MT)/H
Legenda: NM/H = Milhas náuticas por hora; ST (MT)/H = Milhas Terrestres por hora
Um giro ao redor da Terra equivale a 21.600 NM.
Noções sobre a Terra
A Terra está animada de dois movimentos principais, a considerar:
Rotação: Movimento da Terra em torno do eixo polar no sentido anti-horário ou ainda de Oeste (W) para Este (E), originando uma unidade natural de tempo chamado de dia e noite.
Translação: Movimento que a Terra realiza em torno do Sol no período de um ano. Determina os anos e as estações.
Dia Solar
Verdadeiro: O Sol “ocupa” um ponto 2 vezes, a Terra completa um giro de 361º.
Civil: É a hora do relógio, a Terra completa 360º em torno do Sol. Equivale dizer que a translação se dá em 365 dias e 6 horas civis.
Coordenadas Geográficas
Latitude (Paralelo): É o endereço numérico dos círculos máximo e menores. Separado o globo entre Norte e Sul pela linha do Equador.
Longitude (Meridiano): Separa o globo entre Oeste e Leste, através do Meridiano de Greenwich e 180º (também conhecido como Datum Line ou Linha Internacional de Data).
Ponto geográfico
É um ponto, na superfície terrestre, formado pela intersecção de um paralelo e um meridiano. Para podermos expressar este ponto precisamos determinar dois ângulos:
Latitude: formada pelo plano do Equador e o plano de um paralelo.
Longitude: formado pelo plano do meridiano de Greenwich e o plano de um meridiano.
Ex. Latitude 00º12’S // Longitude 130º14’W
Rota – Rumo - Proa
Rota: linha reta que liga o ponto A ao ponto B. Exemplo: SP – RJ.
Rumo: direção da rota ou ainda, ângulo formado entre o Norte e a linha da rota. Ex: RJ
Proa: é o rumo corrigido para o vento ou ainda, ângulo formado entre o Norte e o eixo longitudinal (nariz) da aeronave.
Declinação Magnética (DMG)
Ao navegar interessa saber o valor da DMG de uma região que pretenda voar, pois as direções obtidas nos equipamentos de bordo são referenciados ao NM (Norte Magnético) e não ao NV (Norte Verdadeiro) onde conjuntamente com a Rota, Rumo e Proa temos:
P
R
NV
PV
RV
NM
PM
RM
Legenda: NV = Norte Verdadeiro; NM = Norte Magnético; P = Proa; R = Rumo.
Hora UTC (Universal Time Coordenate, antigo GMT): é a hora da aviação, utilizada pelos controladores de vôo e pilotos. Ex: 12:00 Z (É computada no meridiano de Greenwich e válida para qualquer ponto na superfície terrestre, ou seja, a mesma para Japão, Brasil, EUA, etc. Recebe uma letra designativa Z, zulu em fonia).
A partir do Meridiano de Greenwich que é contada para o mundo inteiro.
Hora da Zona (HZ): é a hora tomada no fuso central. Estas zonas são em número de 24 e os meridianos centrais são: 000º, 015º, 030º, 045º, 060º, 075º, 090º, 105º, 120º, 135º, 150º, 165º, 180º, E e W.
Hora Legal (HLE): é a hora adotada por um país como sendo a sua referência para as suas atividades (militar, econômica, social, política, dia-a-dia...).
Hora Local (HLO): é a hora correspondente especificamente à hora medida em meridiano de longitude. O Brasil possui 4 HLO: O +2; P +3; Q +4; R +5.
Quando somamos a hora legal (HLE) de um país com a descrição da zona (+ ou -) um nº de 1 a 12, obtemos a hora UTC. UTC = HLE + (FUSO).
Datum Line ou Linha Internacional de Data: é uma linha imaginária utilizada por convenção, para separar fusos horários. É o antimeridiano do Meridiano de Greenwich (em outras palavras meridiano 180º).
Fonte:Silva , Tiago
LETRA PALAVRA DIFERENÇA
Y | Yankee | UTC – 12 horas |
X | Xray | UTC – 11 horas |
W | Whiskey | UTC – 10 horas |
V | Victor | UTC – 9 horas |
U | Uniform | UTC – 8 horas |
T | Tango | UTC – 7 horas |
S | Sierra | UTC – 6 horas |
R | Romeo | UTC – 5 horas |
Q | Quebec | UTC – 4 horas |
P | Papa | UTC – 3 horas |
O | Oscar | UTC – 2 horas |
N | November | UTC – 1 hora |
Z | Zulu | mesmo que o UTC |
A | Alpha | UTC + 1 hora |
B | Bravo | UTC + 2 horas |
C | Charlie | UTC + 3 horas |
D | Delta | UTC + 4 horas |
E | Echo | UTC + 5 horas |
F | Foxtrot | UTC + 6 horas |
G | Golf | UTC + 7 horas |
H | Hotel | UTC + 8 horas |
I | India | UTC + 9 horas |
K | Kilo | UTC + 10 horas |
L | Lima | UTC + 11 horas |
M | Mike | UTC + 12 horas |
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